segunda-feira, 2 de março de 2015

Glaciares

São uma grande e espessa massa de gelo formada em camadas sucessivas de neve compactada e recristalizada, de várias épocas, em regiões onde a acumulação de neve é superior ao degelo. É dotada de movimento e se desloca lentamente, em razão da gravidade, relevo abaixo, provocando erosãoe sedimentação glacial.

Existem diferentes tipos de glaciares tais como:
Calotes polares ou inlandisis - são grandes massas de gelo que cobrem permanentemente, e quase por completo, o relevo sobre o qual se depositaram.


Glaciares de montanha - massas de gelo que não cobrem por completo a topografia da região, estando limitadas por paredes rochosas escarpadas. Estão localizadas em zonas de grande altitude.

Nos glaciares de montanha pode reconhecer-se o glaciar de vale ou alpino e o glaciar de circo ou circo.

Glaciar de vale - Apresenta na zona de cabeceira uma depressão em forma de anfiteatro, rodeada por vertentes muito abruptas, que constituem áreas de acumulação de neve.


Glaciar de circo - Ocupam apenas uma depressão semiesférica (circo), sendo frequentemente o resultado do recuo de um glaciar de vale, que perde a respectiva língua glaciária, ficando o gelo confinado ao circo situado na zona de cabeceira.


Reflexão:
Atualmente, e com o aquecimento global, todas estas paisagens magníficas estão a desaparecer de forma muito acelerada, por exemplo na Gronelândia, em 2001 o glaciar entrou em "recuo rápido", e em 2005 já tinha recuado um total de 7.5 km, acelerando de 21,33 m/dia para 33.5 m/dia durante esse período, isto, leva-nos a refletir sobre esta aceleração causada pelo Homem e que pode levar os glaciares como sendo por vezes a "chave do passado".

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Geleira

3 comentários: