quinta-feira, 12 de março de 2015

Rocha mais antiga do mundo

Foi encontrada a rocha mais antiga do mundo datada até aos dias de hoje. Cientistas mostraram que um pequeno pedaço de cristal de zircão encontrado numa fazenda de ovelhas na Austrália é a rocha mais antiga do planeta até agora, datada de 4,4 bilhões de anos.
Para determinar a idade do fragmento de zircão, os cientistas primeiro usaram uma técnica que se baseia no decaimento radioativo do urânio. Depois, para confirmar a data, outro método, conhecido como tomografia de sonda atômica.


A Terra formou-se há 4,5 bilhões de anos como uma bola de rocha derretida, o que significa que a sua crosta formou-se depois, com cerca de 100 milhões de anos de diferença. A idade do cristal mostra ainda que a crosta apareceu 160 milhões de anos depois da formação do sistema solar. Não há rochas de superfície dessa época que tenham sobrevivido porque haviam vulcões a explodir constantemente, e as rochas eram aquecidas, vaporizadas, derretidas e literalmente puxadas para baixo da terra. Haviam oceanos de lava ardente em todos os lugares.


Os registros de fósseis mais antigos na Terra são de estromatólitos, de uma forma antiga de bactéria de cerca de 3,4 bilhões de anos. O zircão foi extraído em 2001 na região Jack Hills, na Austrália. Para uma pedra de tamanha importância, é bastante pequena. Ela mede apenas cerca de 200 por 400 micrometros, duas vezes o diâmetro de um fio de cabelo humano.


Reflexão:
Como vimos, a Terra é um mistério, nunca será possível descobrir todos os segredos da Terra, ficamos apenas por aquilo que ela deixou para trás. Podemo-nos basear em teorias e seguir os fósseis que se foram acumulando.

Fonte:
http://www.astropt.org/
http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/

3 comentários: