sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Primeiro mapa das camadas de gelo da Gronelândia

O modelo 3D foi elaborado a partir de dados obtidos por radar de penetração no gelo. Com este mapa, os cientistas poderão determinar a idade de grandes áreas de gelo presentes na Groenlândia – considerada a segunda maior massa de gelo na Terra e que vem sofrendo derretimento nas últimas duas décadas.
O radar funciona enviando sinais para o gelo e registando a força e o tempo de retorno dos sinais refletidos. A partir destes sinais, os cientistas podem detetar camadas mais profundas.


Estudos anteriores haviam mapeado camadas internas, mas não na escala com as quais métodos mais novos e mais rápidos permitem. Os cientistas estão interessados em saber mais sobre o gelo do período interglacial Eemian, que ocorreu entre 130 mil e 115 mil anos atrás, período caracterizado por um clima semelhante ao atual e no qual ocorreu elevação do mar. Ao comparar a idade obtida com as análises com simples modelos de computador, os pesquisadores podem compreender melhor a história da camada de gelo.

Reflexão:
Com este novo método, os cientistas poderão determinar a idade de grandes áreas de gelo. Assim, ao estudar as camadas de diferentes períodos climáticos os cientistas poderão entender como as camadas de gelo responderão ao clima no futuro.

Fonte: http://mundogeo.com/

3 comentários: