domingo, 12 de abril de 2015

Homem de Neandertal

O Homo neanderthalensis ou Homem de Neandertal é uma espécie extinta do gênero Homo, cuja existência está ligada à evolução do homem moderno. A sua existência é comprovada por meio de vários fósseis encontrados na Europa e na Ásia datando do período Pleistoceno (cerca de 2 milhões e 500 mil a 12 mil anos atrás). O nome desta espécie é uma referência ao vale de Neander, na Alemanha, local onde um dos primeiros fósseis foi descoberto. As evidências arqueológicas atestam que os primeiros Homens de Neandertal viveram na Europa há cerca de duzentos mil anos.


Viviam de preferência em cavernas, cujas entradas protegiam com pedras, mas em alguns locais construíam abrigos ao ar livre. Conheciam o fogo e eram bons caçadores de animais herbívoros e carnívoros. Às vezes também pescavam e alimentavam-se de moluscos. Fabricavam instrumentos de pedra, madeira e osso. Tudo indica que praticavam o canibalismo.
Enterravam os mortos individualmente ou em grupos, haviam certos indícios de tratamento ritualístico de animais, que se encontraram restos junto a esqueletos humanos, sugerem a existência, já então, de uma religião primitiva.


Reflexão:
O Homem de Neandertal contribuíram para a evolução do homem, foram uma peça construtora do ser humano que assumiu uma forma de evolução e aprendizagem que ainda hoje são utilizadas, tal como as técnicas rudimentares e outros conhecimentos de sobrevivência.

Fonte:
http://www.infoescola.com
http://www.historiadomundo.com.br
http://www.biomania.com.br

Um comentário: