As árvores, em zonas temperadas, crescem em espessura de maneira descontínua. A produção dos seus tecidos só se faz durante uma parte do ano, nomeadamente na primavera e no verão, o que leva à formação de anéis com o ritmo de um por ano. São os chamados anéis anuais. Verifica-se, por outro lado, que a largura desses anéis não é constante, variando de ano para ano em cada região de acordo com a variação das condições climáticas: quanto melhores forem essas condições tanto mais largos serão os anéis anuais e, inversamente, quanto mais desfavoráveis as condições tanto mais estreitos os anéis.
A dendrocronologia envolve o estudo das séries dos anéis anuais de árvores para efeitos de datação. Algumas séries dendrocronológicas foram já rigorosamente estabelecidas, em particular a de anéis anuais de carvalhos europeus cuja extensão abrange neste momento um intervalo de tempo de cerca de 10000 anos até ao presente. A datação de um objecto de madeira faz-se determinando onde se encaixa o padrão característico da variação da largura dos seus anéis anuais na série dendrocronológica estabelecida para a respectiva espécie. A data que se atribui ao objecto é, em regra, a que corresponde ao último anel nele detectado.
Fonte: http://www.miniweb.com.br
Dendrocronologia é um método científico de estabelecer a idade absoluta de uma árvore baseado nos padrões dos anéis em seu tronco.Bom tema!!
ResponderExcluir