quarta-feira, 22 de abril de 2015

Aquecimento global

A Europa tem sido castigada por ondas de calor de até 40 graus centígrados, o número de desertos aumenta a cada dia, fortes furacões causam mortes e destruições em várias regiões do planeta e as calotas polares estão a derreter (fator que pode ocasionar o avanço dos oceanos sobre cidades litorâneas).


Efeito de estufa: Este fenômeno ocorre, pois, estes gases absorvem grande parte da radiação infra-vermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor.

Consequências do aquecimento global:
- Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas;
- Crescimento e surgimento de desertos;
- Aumento de furacões, tufões e ciclones;
- Ondas de calor.


Algumas medidas de prevenção para o efeito de estufa:
- Plantar mais árvores;
- Evitar queimadas;
- Reciclar o lixo;
- Usar a energia solar e a energia eólica (vento) para produzir energia elétrica;
- Usar mais transportes públicos;
- Colocar filtros nas indústrias e fábricas;
- Diminuir a emissão de CO2 realizada pelos meios de transporte;
- Alertar a população mundial sobre o aquecimento global.


Reflexão: Apesar de tudo isto, o efeito de estufa é essencial para o nosso planeta pois cria condições favoráveis à manutenção da vida. Sem os gases do efeito de estufa a vida na Terra não seria possível, mas estes gases nas quantidades irregulares podem ser fatais para a vida na Terra, sendo que têm de ser tomadas medidas para prevenir danos colaterais que possam ser prejuduiciais para o ser humano.

Fonte:
http://www.suapesquisa.com
http://www.off7.pt
http://www.escolakids.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário